“A Caminho de Santiago: Iconografia Jacobeia” é o título da próxima exposição que vai ser inaugurada no Núcleo Museológico de São Pedro de Rates, este domingo, dia 6, às 16h00.
Trata-se de uma exposição fotográfica e documental onde se reproduzem imagens de São Tiago e São Pedro de Rates existentes no arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Na mostra estarão também imagens de Nossa Senhora do Pilar porque, rezam as lendas, a primeira igreja fundada por São Tiago na península ibérica teria sido a igreja da Senhora do Pilar, em Saragoça.
A passagem dos peregrinos de Santiago deixou uma marca indelével na paisagem de Entre Douro e Minho, com o culto frequentíssimo em Igrejas e capelas da região e as constantes referências ao orago São Tiago. Esta exposição pretende mostrar as diferentes expressões da representação e culto consagrado ao apóstolo São Tiago, no arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, bem como as devoções a ele associadas, nomeadamente, São Pedro de Rates, Nossa Senhora do Pilar, ou São Gonçalo de Amarante.
Esta exposição é uma organização da Câmara Municipal, através do Museu Municipal, e insere-se no projecto de animação dos Sítios Históricos, que incluirá várias outras iniciativas na vila de São Pedro de Rates, como uma exposição sobre a cultura do linho, na Casa do Lavrador, a realização de uma parte do percurso do caminho de Santiago, no dia 12, e de uma Feira Renascentista, nos dias 26 e 27 deste mês.
in /www.cm-pvarzim.pt/
Filed under: exposições |
Deixe uma Resposta