Dia Internacional dos Museus em Coimbra

Monumentos abertos à noite para assinalar Dia dos Museus
A abertura de vários monumentos da Alta até à meia-noite foi uma das formas encontradas para assinalar o Dia Internacional dos Museus, a 18 e 19 de Maio próximosVários monumentos da Alta, entre os quais as igrejas da Sé Nova, Sé Velha e S. Salvador, mas também alguns espaços da Universidade de Coimbra (UC), como a Biblioteca Joanina e a Sala dos Capelos, estarão de portas abertas até à meia-noite, nos dias 18 e 19 de Maio, para assinalar o Dia Internacional dos Museus. Também à noite, o autocarro Funtastic percorrerá os lugares que compõem o “bilhete postal” de Coimbra.
O programa de comemorações deste ano contempla um naipe diversificado de actividades, reflexo da parceria que o Museu Machado de Castro estabeleceu com a UC e Câmara Municipal – por intermédio da empresa municipal de turismo –, e do apoio de outras instituições, como a Região de Turismo do Centro, Serviços de Acção Social da UC, SMTUC e Escola de Hotelaria. «Está aqui a prova de que a cidade está cada vez mais unida», congratulou-se o vice-reitor da UC, Pedro Saraiva, durante a apresentação da iniciativa, que num «acto de ousadia» decorreu ao início da madrugada de ontem, no Museu da Ciência. Ao longo dos dois dias, decorrerão exposições, conferências, actividades musicais e teatrais, percursos pedonais e visitas dramatizadas. Também poderão ser feitas visitas à torre da UC, que Pedro Saraiva disse constituir «uma última oportunidade» antes da intervenção a que esta será sujeita.
Parceiro importante nesta iniciativa é o Museu da Ciência, que será palco de várias iniciativas, entre as quais se destaca a noite de astronomia (dia 19), com actividades para crianças e observações – será também revelado, por exemplo, o que Camões sabia de astronomia. Também neste museu, decorrerá a 18 de Maio um debate público, onde se abordará, por exemplo, os projectos de recuperação da Alta e Baixa da cidade e a sua articulação com a candidatura da Universidade a património da Humanidade.  

Fonte:  Diário de Coimbra http://www.diariocoimbra.pt/15449.htm

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: