Museu da Gravura do Douro em Alijó

A Câmara Municipal de Alijó candidatou ao Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) a construção de um Museu de Gravura do Douro. A ideia de criar este equipamento decorre da necessidade de apresentar ao público a grande colecção de gravura…

…a Câmara Municipal adquiriu ao longo desta década, apoiando desta forma as quatro edições da Bienal de Gravura do Douro. A Bienal é um evento internacional cujo início remonta a 2001 e, desde então, se tem afirmado de uma forma absolutamente notável no panorama artístico da Região do Douro, sendo cada vez mais reconhecido o seu papel, quer ao nível nacional, quer internacional.

Estas grandes exposições têm promovido um relacionamento em jeito de parceria com diversas instituições regionais, nacionais e internacionais, estabelecendo-se alguns protocolos que têm permitido levar mais longe o âmbito das suas acções culturais. A acção desenvolvida pela organização tem passado ainda pela formação profissional em gravura de jovens artistas.

Pretende-se que este Museu seja um foco de divulgação e dinamização da arte contemporânea, com particular incidência na técnica da gravura, e funcione como um ponto de referência no panorama artístico nacional, permitindo assim que a Região do Douro e os Durienses tomem contacto com as mais diferentes manifestações artísticas nacionais e internacionais.

Para tal serão estabelecidas relações privilegiadas com outros museus que divulgam a cultura contemporânea, tanto em território nacional como no estrangeiro. Numa primeira fase, a Câmara Municipal de Alijó vai promover um concurso de ideias para a construção deste novo equipamento. Este processo deve, como é óbvio, ser acompanhado pela delineação de um programa museológico que enforme o projecto e corporize esta ideia, prevendo todas as necessidades de funcionamento futuras.

Foi já estabelecido o cronograma das acções que prevê, para Julho deste ano, o lançamento do concurso de ideias com abertura das propostas agendada para Dezembro. A ideia vencedora será apresentada, em cerimónia pública, no mês de Fevereiro de 2010. Seguir-se-á a tramitação do concurso público para a construção do Museu cuja abertura ao público está prevista para Dezembro de 2011.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: