Projecto Oralidades

Nos próximos três anos as cidades de Arles (França), Birgu (Malta), Évora (Portugal), Idanha-a-Nova (Portugal) Mértola (Portugal), Ourense (Espanha), Ravenna (Itália) e Sliven (Bulgária) unem-se num vasto programa de cooperação e intercâmbio cultural denominado Oralidades. Neste âmbito, será criado um Centro de Recursos da Tradição Oral que terá a sua sede em Évora.
Neste quadro elegeram-se duas componentes das Oralidades: A Música da Europa do Sul e do Mediterrâneo (popular, tradicional, antiga e da renascença) e a Tradição Oral (Histórias de Vida, os Contos Populares, os Cancioneiros e os Romanceiros).
Um conjunto de actividades será desenvolvida com regularidade em todas as cidades da parceria e que assenta em Circuitos, Encontros e Festivais das Músicas do Sul; Circuitos, Encontros e Festivais de Música Antiga e da Renascença; Rede de Cidades da Tradição Oral, com Contadores de Contos Populares, Grupos de Teatro e de Marionetas; Encontros de Especialistas no estudo tradição oral e a criação, em Évora, de um Centro de Recursos da Tradição Oral e uma Plataforma digital on-line da tradição oral.
O projecto vai criar um conjunto de produtos que se pretende que sejam valores acrescentados em termos da cooperação europeia no domínio cultural. Entre outros, serão produzidos CDs com músicas dos grupos que participam no projecto; Edição de uma Antologia de Contos Populares das Cidades da parceria; uma Maleta Pedagógica da Tradição Oral e o Cartão de Turismo Cultural das cidades do projecto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: