O primeiro dos 11 núcleos do Museu do Douro abre no mês de Janeiro. O Museu do Imaginário Duriense fica em Tabuaço e tem a missão de recolher e divulgar as manifestações do imaginário tradicional da região.
Para assinalar o início de funcionamento ficará patente “Olhares sobre Alpajares”, uma exposição que parte da lenda da construção da calçada de Alpajares, também conhecida como Calçada do Diabo, em Freixo de Espada à Cinta. A mostra tem textos e fotografias de Egídio Santos, João Paulo Sotto Maior e Luís Ferreira Alves, e um filme realizado por Luís Saraiva.
Para o mês de Maio está já agendada a abertura de um outro pólo do Museu do Douro: O Núcleo Museológico do Pão e do Vinho de Favaios (concelho de Alijó). A sua missão é a preservação e divulgação dos saberes e artefactos associados aos trigos de quatro cantos e ao vinho moscatel.
Os restantes pólos do Museu do Douro são: Vinho e Viticultura Duriense (São João da Pesqueira); Seda (Freixo de Espada à Cinta); Cereja (Resende); Arrais e Barqueiros (Mesão Frio); Núcleo Interpretativo da Linha de Caminho de Ferro (Figueira de Castelo Rodrigo); Gastronomia Tradicional Duriense (Lamego) e Central do Biel (Vila Real).
Filed under: museus |
Deixe uma Resposta